Como Planear uma Viagem
- JB Travel

- 2 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.
Viajar não tem de ser tão caro, especialmente, se souberes quando e o que planear com antecedência devida. Um pouco de organização pode fazer maravilhas no teu orçamento e permitir aproveitar destinos incríveis sem rebentar com a carteira.
Se estás a pensar na próxima viagem, aqui ficam as melhores dicas para começares a planear mais cedo e poupar ao máximo:
Quando começar a planear?
Ontem! Mas como ontem já passou, agora! Nunca é demasiado cedo para planear aquela viagem que tanto queres. E quando marcar? Bem, para:
Voos: Idealmente, 2 a 5 meses antes para voos dentro da Europa, e até 6 meses antes para destinos intercontinentais. Podes também marcar com maior antecendência, mas vale a pena verificar o site AirHint.com para verificar a probabilidade do preço do voo baixar. Se marcar em alturas de muita procura como Natal, Páscoa ou Verão tenderá quase sempre a ser o caso de quanto mais cedo melhor!

Alojamento: Quanto mais cedo melhor, especialmente se vais para destinos populares ou em época de férias. 3 a 6 meses antes costuma ser uma boa janela.
Aluguer de carro: Reserva com 2 a 3 meses de antecedência para conseguir os melhores preços.
Bilhetes de Comboio, Autocarro: Normalmente os bilhetes de comboio e autocarro ficam apenas disponiveis com 1 mês de antecedência, por isso recomendo deixares uma nota na agenda com a data em que o bilhete fica disponivel. Assim apanhas a melhor tarifa.
Passeios e bilhetes: Muitos museus, atrações e tours oferecem descontos online para reservas antecipadas.
eSim: Pouco antes da viagem, até no aeroporto, deves de comprar um esim caso voes para fora da Espaço Económico Europeu, para saber como poupar ao comprar o esim lê este artigo. Caso o telemóvel não seja compativel com esim vê onde consegues comprar um sim para acederes à internet
O que deves marcar com antecedência?
Voos
Usa comparadores como Skyscanner, Kayak ou Momondo, verificando sempre o site da companhia!
Ativa alertas de preço para saber quando as tarifas baixam.
Tem em conta o transporte extra caso decidas ir para um aeroporto alternativo (Paris Beauvais, Londres Stansted, “Frankfurt” Hahn), é caso para dizer que o barato pode sair caro..
Alojamento
Plataformas como Booking e Airbnb permitem cancelar gratuitamente em muitos casos, por isso reserva logo e, se necessário, altera depois.
Lê avaliações e procura fotos reais dos hóspedes.
Transportes locais
Se vais usar comboio ou autocarro, reserva com antecedência para garantir lugar e aproveitar (ex: OUIGO, Italo, Renfe, ONCF).
Atividades e bilhetes
Comprar online sai quase sempre mais barato, mas certifica-te que estás as comprar de sites oficiais.
Evita filas e ganha tempo no destino.
E mais umas dicas para poupar ainda mais…
Voa em dias menos procurados: Terças e quartas-feiras costumam ser mais baratas.
Viaja fora da época alta: de janeiro a março, junho, outubro e novembro têm preços mais em conta e menos turistas.

Faz um orçamento antecipado: Saber quanto queres/podes gastar ajuda-te a tomar decisões mais conscientes desde o início.
Fica atento a subscrições/promoções: Segue companhias aéreas e verifica os sites da companhia antes de marcares a viagem! Companhias como a WizzAir disponibilizam subscrições que permitem poupar 10€ por pessoa e por segmento na viagem, isto numas viagens de ida e volta com 2 pessoas deixa a subscrição paga, permitindo poupar na sua próxima viagem (Wizz Discount Club - 59,99€)











Comentários